Sustentabilidade faz parte do DNA da Cemaço

Na Cemaço, a sustentabilidade e o alto padrão de respeito ao meio ambiente são primordiais.

Por isso, dizemos que faz parte do DNA da empresa, afinal, sempre trabalhamos diretamente com o aço. O produto é o que causa o menor impacto negativo sobre o meio ambiente e a manutenção da sustentabilidade.

Entre as ações desenvolvidas estão o uso de energia, o consumo de matérias-primas, geração de detritos, entre outros. 

Soluções personalizadas no aço, produto que causa o menor impacto ambiental

Além disso, o time Cemaço se esforça para fornecer aos clientes de todos os segmentos atendidos, soluções personalizadas de aço com a maior qualidade e aproveitamento.

O objetivo é, portanto, o de manter e reforçar o compromisso com a responsabilidade ambiental. 

Há mais de 20 anos, as medidas inovadoras adotadas respeitam as questões ambientais 

Para isso, desde 2001, quando foi fundada, a Cemaço implementa medidas tecnológicas e inovadoras, mas que também respeitam as questões ambientais. 

Os treinamentos técnicos oferecidos aos colaboradores têm também este enfoque da sustentabilidade, juntamente com prerrogativas legais e medidas práticas no dia a dia.

Compromisso de produzir e oferecer novas soluções sustentáveis

Para a gerente administrativa-financeira da Cemaço, Gabriela da Mota Corrêa, estas ações refletem nosso compromisso de produzir e oferecer novas soluções, que envolvem produtos e serviços, de forma responsável em relação às questões ecológicas.

“A sustentabilidade está no DNA da Cemaço e o respeito é mantido em todas as soluções que oferecemos aos nossos clientes”, garante Gabriela.

Para manter a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, algumas medidas pontuais foram adotadas, especialmente para diminuição dos impactos ambientais.  “Na unidade de SP (matriz), nós não utilizamos copos descartáveis e cada funcionário tem a sua garrafa e xícara. Queremos fazer o mesmo nas fábricas também”, explica.

Tanto a Cemaço quanto às indústrias parceiras possuem, ainda, o compromisso de manter a sustentabilidade em seus processos. 

Sustentabilidade com processos e pessoas

Por isso, são mantidos, atualmente, um quadro de colaboradores que, além das prerrogativas legais, recebem todo tipo de assistência social, além de treinamentos técnicos. O resultado disso é a total conscientização sobre os valores primordiais da empresa.

O número de colaboradores diretos e indiretos está em processo de crescimento, simultaneamente, com a expansão dos negócios da empresa e de suas instalações, em diferentes regiões do Brasil. 

“O enfoque dos treinamentos internos envolve a permanente motivação, capacitação, segurança e bem estar de nossos colaboradores. Todas as decisões e projetos levam em conta os processos que incluem o cuidado e preservação do meio ambiente”, explica o gerente industrial da Cemaço, Carlos Correa.

Importância do respeito ao meio ambiente para as soluções Cemaço

Crescer com responsabilidade é o lema que permeia as atividades do Grupo Cemaço. A empresa adota as medidas necessárias para que seu desenvolvimento não gere impactos ambientais negativos que venham a afetar as futuras gerações. 

Nesse sentido, todas as aparas são reaproveitadas, evitando o descarte de resíduos no solo.

O cuidado com o meio ambiente não contempla apenas o processo industrial, mas também a saúde e o bem-estar dos funcionários. 

Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

A empresa segue integralmente as normas do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.

Atenta à devastação ambiental que atinge o mundo afora, a Cemaço entende que as ações de cunho ambiental não devem se restringir aos limites da empresa e planeja estender sua contribuição à comunidade na qual está localizada. 

A gerente administrativa-financeira da Cemaço, Gabriela da Mota Corrêa, antecipa que há alguns estudos neste sentido a serem implantados com as próximas expansões. “A ideia é contar com a participação dos colaboradores, desde as sugestões até a condução dos projetos. Também estamos estudando a possibilidade de migrar para o mercado livre de energia, onde podemos comprar energia de fontes renováveis”, explica Gabriela.

Para crescer de forma responsável, seguimos estes valores:

  • Utilização responsável dos recursos;
  • Desenvolvimento e valorização de pessoas;
  • Foco em resultados através da compreensão e do comprometimento com as metas;
  • Agilidade e facilidade na execução dos processos;
  • Conduta ética e responsável;
  • Trabalho em equipe para atingir os resultados e obter sinergias.

 

Newsletter

Receba gratuitamente nossos artigos semanalmente
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

MATERIAIS

Baixe agora nossos e-books grátis

Você também pode gostar

Conjunto Soldado – conheça a solução da Cemaço

O conjunto soldado é um processo fundamental na fabricação de equipamentos que necessitam de uma…

Laminação e Relaminação de Aço: saiba a diferença entre os processos

O processo de laminação e relaminação de aço representam etapas importantes na conformação e reciclagem…

A Importância da Caldeiraria

A importância da caldeiraria  no setor industrial é um fato indiscutível,  é responsável pela fabricação,…