Quais as diferenças entre os processos de corte no aço Quard?

Existem diferentes tipos de aço disponíveis no mercado e um dos mais eficientes, com certeza, é o aço Quard. Isso se deve à sua durabilidade e resistência.

As chapas de aço Quard são produzidas com minério de ferro puro e tecnologia de última geração. O material é usado nos processos de laminação, têmpera e revenimento. 

O resultado é um aço com garantia de dureza e tolerâncias dimensionais rigorosas, já que conta com peso reduzido e resistência ao desgaste, mesmo quando é exposto a situações extremas. 

Aço Quard: maior vida útil e excelência

Além da matéria prima, um componente que também contribui para aumentar a vida útil do aço Quard é o primer de proteção contra oxidação.

O tratamento é aplicado por toda superfície das chapas.

Tudo isso contribui, tanto para sua durabilidade quanto para um melhor resultado final. Isso se estende às peças e equipamentos produzidos a partir do material. 

Com relação ao seu uso, é muito comum encontrarmos o aço Quard em setores.

Os principais setores são: mineração, linha amarela, caldeiraria, usinagem, entre outros.

As chapas de aço Quard ainda se diferenciam entre si por seu índice de dureza média, medido pela unidade Brinell. O índice vai de 400 a 550 HBW, sigla que representa a unidade de medida. 

Processos de corte no aço Quard

Além do mais, há outra característica que torna o aço Quard bastante versátil. É que o material pode ser submetido a diversos processos de corte.

Com isso, é possível adaptar as chapas ao formato e tamanho ideal para cada projeto. Seja para a fabricação de pequenas peças ou grandes estruturas. 

Os processos de corte no aço Quard podem variar de acordo com a necessidade.

Confira um pouco mais sobre cada tipo, suas indicações e características:

Corte a Oxicorte

O oxicorte é um dos processos de corte mais utilizados no meio industrial, por ser eficiente e ter um ótimo custo-benefício. 

O método consiste, portanto, na ruptura por erosão térmica, gerada pela incidência de uma chama de maçarico específico para oxicorte, cuja temperatura pode chegar a 1.350°C.

Oxicorte em aço quard

 

Então, um jato de oxigênio é aplicado à peça, promovendo a oxidação no ponto desejado e ocasionando rompimento de acordo com o projeto. 

O resultado é um corte preciso, padronizado, rápido e com ótimo acabamento, o que ajuda a otimizar consideravelmente o processo produtivo.

Além do mais, por envolver a manipulação de chama de alta temperatura e uso de gases combustíveis – acetileno, butano, propano, GLP, etc – somente profissionais qualificados, equipados e devidamente treinados devem realizar o oxicorte.

Corte a laser

A depender de sua espessura, as chapas de aço Quard também podem ser submetidas ao corte a laser, que é recomendado para peças com até 25 milímetros. 

Como o próprio nome indica, o processo de separação de materiais nesse caso ocorre por meio do raio laser que, em contato com a peça, é capaz de derretê-la e perfurá-la, iniciando o processo de corte.

 

O corte a laser é uma das técnicas mais modernas disponíveis no mercado, permitindo a obtenção de resultados precisos de forma muito rápida. 

Outra vantagem que o corte a laser oferece é o detalhamento, que torna possível dar um maior grau de personalização às peças.

Assim como o oxicorte, o corte a laser somente deve ser realizado por profissionais capacitados e treinados, equipados com as melhores ferramentas e itens de proteção individual, como luvas e óculos.

Corte a plasma

Outro método muito utilizado no corte de chapas de aço Quard é o corte a plasma.

A técnica de corte térmico é bastante rápida e pode ser aplicada mesmo em peças com maiores espessuras. 

O processo de corte ocorre pela abertura de um arco elétrico, que é direcionado por um jato de gás ionizado comprimido. Ao entrar em contato com o metal, o plasma promove seu derretimento instantâneo.

A alta velocidade do gás utilizado na reação ainda contribui para a limpeza da área. Dessa forma, elimina-se também impurezas e rebarbas indesejadas. 

Além disso, as máquinas de corte a plasma são comandadas por CNC – controle numérico computadorizado – que aumenta a rapidez e precisão do processo.

Outras vantagens do corte a plasma são seu baixo risco de deformação das peças e a alta variedade de formatos de cortes, incluindo formas complexas. O custo-benefício também é atrativo, pois o processo é bastante econômico. 

Corte de chapas de aço Quard é com a Cemaço

Todos esses processos de corte térmico e outras opções de manufatura de aço Quard são desenvolvidos pela Cemaço. Inclusive, porque é uma empresa experiente e que há mais de 20 anos se dedica a entregar o aço em sua melhor forma! 

Para isso, conta com ampla estrutura e equipe altamente qualificada. Atendemos, portanto, todas as necessidades do seu projeto.

E mais: com pontualidade, qualidade e responsabilidade.

Saiba mais sobre nossos produtos e serviços entrando em contato com nossos especialistas. Conte com a Cemaço, será um prazer atender você!

Newsletter

Receba gratuitamente nossos artigos semanalmente
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

MATERIAIS

Baixe agora nossos e-books grátis

Você também pode gostar

Conjunto Soldado – conheça a solução da Cemaço

O conjunto soldado é um processo fundamental na fabricação de equipamentos que necessitam de uma…

Laminação e Relaminação de Aço: saiba a diferença entre os processos

O processo de laminação e relaminação de aço representam etapas importantes na conformação e reciclagem…

A Importância da Caldeiraria

A importância da caldeiraria  no setor industrial é um fato indiscutível,  é responsável pela fabricação,…