A Cemaço, indústria que oferece soluções em aço, com sede em Taubaté, participa de ações e projetos sociais por meio de incentivo ao esporte. A empresa investe, há cinco anos, por meio de patrocínios que envolvem o handebol de Taubaté, time que foi campeão do Sul Centro de clubes e participou da disputa do Mundial de Clubes, na Arábia Saudita, em 2022.
Entre os projetos sociais dos quais a Cemaço incentiva estão também outros esportes, como o salto à distância. Tanto no handebol quanto no salto à distância, há colaboradores da empresa que participam.
O ex treinador da equipe, Marcus de Oliveira, “Tatá”, que comandava o time até o ano passado e também comandou a seleção brasileira masculina de handebol nas Olimpíadas de Tóquio, entende que a participação de empresas como a Cemaço no projeto dá a oportunidade para tirar crianças da rua e colocá-las no esporte.
Patrocínio do handebol viabiliza qualidade de vida
A Cemaço oferece patrocínio em todas as modalidades do esporte handebol, tanto masculino como feminino. Segundo o diretor comercial da Cemaço, Carlos Henrique Calleon, “é uma forma e uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida de muitas crianças e de suas famílias, por isso a Cemaço patrocina desde o mini handebol, que começa com crianças de 5 anos de idade, até o master, no qual participo”.
De acordo com o esportista e colaborador da Cemaço, a empresa realiza também outros tipos de patrocínios, como junto à Atlética de Medicina, por meio de incentivo fiscal, já que é uma forma de participar também de projetos sociais para a comunidade de baixa renda, por meio de atendimento médico e distribuição de cestas básicas.
O salto à distância também é patrocinado pela Cemaço
O colaborador da Cemaço e esportista, Ismael Barbosa, natural de Guarulhos, da Vila Galvão, foi campeão na sua categoria de salto em distância no Campeonato Paulista de Atletismo Master, levou a medalha de ouro e também se orgulha de poder participar com o incentivo da empresa.
Para ele, o esporte é sinônimo de saúde e educação. Disse que, geralmente, recebia incentivo de algumas lojas, mas não de forma periódica, já que é um atleta que não tem remuneração. Mas sempre foi em busca do seu sonho.
Na categoria dos 50-55 anos, o atleta de Taubaté, de 60 anos, subiu ao lugar mais alto do pódio em Medelín, na Colômbia, conquistando a medalha de ouro no Sul-americano.
Cemaço participa dessa conquista
O atleta Ismael Barbosa é um trabalhador terceirizado e trabalha há um ano e meio na Cemaço como jardineiro. Recebeu incentivos financeiros da empresa nas últimas competições que participou e isso o ajudou a continuar.
Muito orgulhoso da sua conquista, o atleta trouxe na bagagem quatro medalhas: três prata e uma de ouro. O feito aconteceu no XVII Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master.
O lugar mais alto no pódio veio no salto em distância com a marca de 5,95m, uma quebra de recorde da prova. “Este foi o meu melhor torneio, com adversários de alto nível.”. Ele conta que, ao subir ao pódio, para representar Taubaté e também o nosso país, não aguentou. “Emocionado, caí no choro ao ouvir o hino nacional”, conta o atleta.
Apesar da grande conquista, ele obteve, ainda outras três, no salto triplo, 4x100m e 4×400, nas quais terminou como segundo colocado. “Meus amigos chegaram a duvidar de mim e falaram que seria difícil trazer para Taubaté tantas medalhas. Mas, ao chegar em casa, meus filhos ficaram orgulhosos. Eles acreditaram. E o resultado veio”, complementa Barbosa.
O atleta deve isso tudo ao resultado de muito treinamento, esforço e superação.